Novembro
azul bh

Objetivos do Novembro Azul

Com surgimento em 1999, na Austrália, a Campanha do Novembro Azul é responsável por conscientizar a população masculina sobre os riscos do câncer de próstata e sua prevenção.
No entanto, muitas pessoas se perguntam o porquê de selecionar esse tipo de câncer para uma campanha, já que existem dezenas de outros tipos altamente perigosos. Mas, a resposta é mais simples do que se imagina.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum nos homens, sendo que, de todos os tumores diagnosticados no país, 20% correspondem a esse tipo, o que revela a importância de informar sobre as formas de prevenção e diagnóstico precoce do tumor.
Conforme os últimos estudos do Instituto, a previsão é de que em 2020 65.840 novos casos sejam diagnosticados, o que é um número alarmante.
Por isso, em todo o mundo, a campanha do Novembro Azul é divulgada todos os anos, para que os homens possam se proteger e compreender os riscos de negligenciar o check-up e os exames de prevenção.
Entenda mais sobre o câncer de próstata e a importância dessa campanha, responsável por salvar milhares de vidas. Confira.

Combate ao Câncer de Próstata

Um dos pilares do Novembro Azul é a informação e conscientização sobre o câncer de próstata. Confira abaixo informações essenciais sobre essa doença, que pode começar silenciosa e apresentar grande perigo à saúde dos pacientes.

Quais fatores de risco para o câncer de próstata?

Essa é uma dúvida muito comum, que geralmente surge após os homens conhecerem a campanha do Novembro Azul.
Primeiro, é importante salientar que fatores de risco são condições que aumentam as chances de o câncer aparecer, mas não necessariamente são obrigatórios para que ele surja.
Muitos homens sem fatores de risco podem apresentar a doença, embora o mais comum seja nos que possuem algum risco associado.
A idade é um fator importante, já que esse câncer é raro em homens abaixo dos 40 anos, ao passo que tem 60% de incidência em idosos acima de 65.
O histórico familiar é outro fator importante a ser levado em conta, pois parentes de primeiro grau com a doença duplicam as chances de o homem desenvolver o tumor.
Alterações genéticas como a síndrome de Lynch, mutações genéticas em genes BRCA-1 ou BRCA-2, assim como descendência africana também podem entrar na lista.
Hábitos de vida como tabagismo, obesidade, sedentarismo e alta ingestão de carne vermelha também estão ligados, mas sem comprovações científicas.

O câncer de próstata tem sintomas ou é assintomático?

O câncer de próstata não é uma doença que apresenta sintomas pois ele se desenvolve na parte externa da próstata. Por isso o exame preventivo é tão importante.
Quando o paciente tem sintomas geralmente vai estar relacionado a próstata aumentada, uma situação benigna mas que também precisa de avaliação e tratamento adequado.

Como é feito o diagnóstico para o câncer de próstata?

O diagnóstico pode ser feito de diferentes maneiras, como no exame de sangue de Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque retal.
O teste sanguíneo é semelhante a outros, onde uma pequena quantidade de sangue é retirada e levada para análise, de modo que, se o PSA der alto, pode indicar a presença do tumor. Esse exame pode ser feito tanto por homens assintomáticos como naqueles que possuem suspeita do câncer.
Já o exame de toque é físico, de modo que o especialista insere o dedo do ânus do paciente para sentir alterações físicas na próstata.
O ideal é que ambos os exames sejam feitos juntos, pois sozinhos nem sempre conseguem encontrar o tumor.

Qual o tratamento para câncer de próstata?

O tratamento do câncer de próstata vai variar de acordo com a classificação e estadiamento do tumor. A partir do momento em que é feito diagnóstico, o tumor é estadiado, ou seja, classificado afim de definir seu grau de agressividade.

A partir daí será definido o tratamento que pode variar desde acompanhamento (vigilância ativa), radioterapia, hormônioterapia ou cirurgia.

Atualmente uma das cirurgias mais realizadas no mundo para tratamento de câncer de próstata é a cirurgia minimamente invasiva por Plataforma Robótica, técnica esta, que minimiza as complicações como impotência sexual e incontinência urinária, uns dos maiores medos dos homens que recebem um diagnóstico do câncer de próstata.

Em Belo Horizonte a cirurgia robótica está disponível desde 2016, no Hospital Vila da Serra, hospital de referência e primeiro serviço de MG a contar com essa tecnologia.

Vários médicos do CTC São Lucas tem treinamento e habilitação para realização de cirurgia robótica em câncer de próstata.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente, mande-nos uma mensagem e agende uma consulta.

AGENDE JÁ SUA CONSULTA: (31)3217-4450,
—–
Prevenção é a forma mais adequada para manter sua qualidade de vida.

Cuidar da saúde também é coisa de homem

Saúde e bem-estar do homem além do Novembro Azul

Apesar de o Novembro Azul ser uma campanha muito importante, os cuidados com a saúde masculina não devem ser feitos apenas nessa época do ano.  Para se cuidar corretamente e evitar não só o câncer de próstata, mas outras doenças, é preciso se atentar aos fatores a seguir e procurar um urologista de confiança.

Dicas para manter a saúde em dia

Atividades Físicas

As atividades físicas são sempre bem-vindas, tanto para melhorar a circulação, controlar o peso, aumentar o tônus muscular, como também combater diversos tipos de câncer. Além disso, estão muito ligadas à saúde mental e à liberação de serotonina, hormônio do bem-estar e satisfação. Portanto, seja ela qual for, a prática de esportes e atividades físicas é importante para a saúde do homem.

Alimentação

A alimentação está diretamente ligada à obesidade e saúde do corpo em geral, já que a ingestão incorreta dos nutrientes e a alta absorção de sódio, açúcar e gorduras são fatores de risco para hipertensão, AVC, diabetes, infarto e outras doenças facilmente evitáveis com hábitos saudáveis.

Não fumar

Provavelmente você já deve ter lido sobre os males do tabagismo, que são inúmeros. Entre eles, podemos citar a maior chance de adquirir dezenas de tipos de câncer, especialmente os de pulmão e traqueia, problemas nas artérias, alta concentração de Co2 no sangue e doenças pulmonares.

Cuidados com o álcool

A ingestão exagerada e frequente do álcool, além de causar dependência, é altamente prejudicial para a saúde do fígado, gerando doenças como a cirrose alcoólica. Além disso, o aumento da gordura do fígado, também chamada de esteatose hepática, é causada pelo consumo anormal de bebidas alcoólicas.

Check up médico

O check-up médico realizado anualmente é um verdadeiro parceiro da saúde masculina, pois avalia não só os índices sanguíneos, como também envolve exames de imagem e físicos, por exemplo, o de toque retal. Dessa forma, se qualquer índice estiver fora do normal, isso auxilia o especialista a investigar qualquer doença em seu início.

Atenção a saúde mental

Uma questão que muitos homens não costumam falar é a saúde mental, que está diretamente envolvida em nosso bem-estar. Estresse, ansiedade, depressão, transtornos do sono, problemas para focar e até mesmo externalizar emoções precisam da atenção devida. Percebeu como a campanha do Novembro Azul pode salvar vidas? Aproveite para agendar uma consulta com um de nossos urologistas e saber como está a sua saúde, tanto da próstata como geral.

Conheça os nossos atendimentos

VASECTOMIA

CTC São Lucas atendimento
ético, qualificado e humanizado

Agende a sua consulta

ONDE ESTAMOS

Rua Ceará, 450
Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30.150-310