Cálculo RENAl

QUEM TRATA PEDRA NOS RINS?

Essa é uma dúvida muito comum, pois, é difícil para você, numa primeira consulta, saber quem procurar. E, se alguma vez, sem querer, você já agendou uma consulta com o médico errado sabe do que estamos falando.

Resumindo, sempre que você tiver pedra nos rins é importante consultar um urologista. É ele quem vai te orientar se seu cálculo precisa ser removido por cirurgia, se pode ser feito um tratamento com medicamentos ou se é indicado fazer um acompanhamento. 

É comum médicos que não são especialistas em cálculos renais dizerem “Olha, tem uma pedra pequena no seu rim mas não precisa fazer nada não”. E isso te faz pensar que nunca terá problemas. Mas as pedras podem crescer, se movimentar e dar cólicas.

 E nós do CTC SÃO LUCAS, acreditamos que isso é um problema pois inúmeras medidas podem ser tomadas para evitar que você tenha novas pedras ou sofra com cólicas.

Na nossa clínica todos os médicos são especialistas pela Sociedade Brasileira de Urologia, vários com experiência internacional e altamente capacitados na cirurgia minimamente invasiva à laser para remoção de cálculos. 

Outro aspecto muito importante: TODA pessoa com pedra nos rins precisa ter um urologista de referência, pois uma cólica renal é sempre imprevisível e tendo um médico que você já conheça te permite ser acolhido com mais empatia e rapidez.

Tipos

CERCA DE 80% DOS CÁLCULOS TÊM CÁLCIO EM SUA COMPOSIÇÃO

IMPORTANTE LEMBRAR QUE UMA PESSOA PODE TER MAIS DE 1 TIPO DE CÁLCULO RENAL 

  1. OXALATO DE CÁLCIO: TIPO MAIS COMUM
  2. FOSFATO DE CÁLCIO: TIPO MENOS COMUM
  3. ÁCIDO ÚRICO, COMUM EM PESSOAS COM HISTÓRICO DE GOTA (AQUELA SITUAÇÃO DE FORTE DOR DE APARECIMENTO REPENTINO NAS ARTICULAÇÕES PRINCIPALMENTE NO DEDÃO DO PÉ) 

Se você já teve gota ou tem ácido úrico elevado no sangue LIGUE no CTC SÃO LUCAS e consulte um urologista, pois pode existir um cálculo renal que ainda não deu sinal. E isso te permite evitar a temida cólica dos rins, considerada por muitos a dor mais forte que podemos sentir. Nunca deixe para depois e PREVINA.

  1. ESTRUVITA OU FOSTATO DE AMÔNIO MAGNESIANO, APATITA, URATO DE AMÔNIA GERALMENTE ESTÃO ASSOCIADOS À INFECÇÕES.
  2. CISTINA, XANTINA, e 2,8 DiHIDROXIADENINA, SÃO DE ORIGEM GENÉTICA.
  3. CÁLCULOS CAUSADOS POR USO DE MEDICAMENTOS: exemplo:  ACICLOVIR (anti-viral muito usado no tratamento de herpes), SULFADIAZINA (tipo de antibiótico), TRIANTERENO (um tipo de diurético).


Se você faz tratamento para HIV, mesmo estando com a carga viral indetectável, ou usa de maneira rotineira alguns desses medicamentos acima, ligue para o CTC SÃO LUCAS para investigar se você tem cálculo renal. Prevenir é sempre melhor!

AGENDE JÁ SUA CONSULTA: (31)3217-4450,
Urologistas todos os dias de segunda à sexta.

Sintomas

Os sintomas irão depender basicamente do tamanho e da localização dos cálculos.

Quando a pedra ainda está no rim, a dor estará localizada na região lombar, ou seja nas costas e geralmente é uma dor que não melhora com nenhuma mudança de posição, o que ajuda a diferenciar da dor de coluna que geralmente piora com o movimento.

Na maioria das vezes a cólica forte aparece quando a pedra sai do rim e vai descendo em direção à bexiga e a dor pode ser sentida como uma pontada nas costas, e que se desloca para o meio da barriga, podendo também ir em direção à virilha, à bolsa escrotal e, no caso da mulher, na região da vagina.

Não existe regra, o importante é a prevenção.
Portanto é MUITO importante saber se você tem cálculo renal, e assim tratar precocemente evitando a terrível cólica renal.

AGENDE JÁ SUA CONSULTA: (31)3217-4450,
Urologistas todos os dias de segunda à sexta.

Fatores de risco
  1. Baixa ingestão de água.
  2. Dieta rica em sódio, proteínas de origem animal, e oxalato.
  3. Dieta pobre em cálcio: muitas pessoas pensam que como os cálculos são formados de cálcio devemos reduzir a ingestão desta substância, o que é ERRADO.
    Se não temos cálcio na nossa dieta uma outra substância chamada oxalato irá aumentar no sangue e favorecer a formação das pedras constituídas de oxalato.
  4. Altas doses de vitamina C.
  5. Pessoas que transpiram muito e desidratam facilmente.
  6. Diabéticos, hipertensos, histórico de gota e ácido úrico elevado, obesidade.
  7. Pessoas que já realizaram cirurgia bariátrica.
  8. Historia familiar de cálculos renais
  9. Anormalidades anatômicas do trato urinário

AGENDE JÁ SUA CONSULTA: (31)3217-4450,
Urologistas todos os dias de segunda à sexta.

Diagnóstico

Feito através de exames de imagem

  1. Ultrassom dos rins e vias urinárias;
  2. Tomografia de abdome e pelve, Urotomografia ou Tomografia de abdome total:
    É o exame padrão ouro, ou seja, o melhor para o diagnóstico, tanto em situações de urgência (no momento da cólica renal) quanto em situações de investigação. A decisão em utilizar ou não o contraste na veia nesse exame depende da avaliação do urologista e da situação específica de cada paciente.
  3. RX, Ressonância Magnética e Urografia Excretora têm pouca aplicação prática nos dias atuais, por serem pouco efetivos na determinação da localização exata e do tamanho dos cálculos renais.

AGENDE JÁ SUA CONSULTA: (31)3217-4450,
Urologistas todos os dias de segunda à sexta.

Incidência

Os cálculos renais geralmente são mais comuns no sexo masculino principalmente entre os 20 e 45 anos de idade, aumentando o risco com a idade.

Essa variação também depende de raça e etnia, atingindo mais comumente brancos caucasianos do que a população asiática, hispânicos ou afrodescendentes.

Aproximadamente 10% dos homens e 5% das mulheres vão apresentar algum sintoma de pedra nos rins até os 70-75 anos de idade e a incidência vem aumentando cada vez mais ao longo dos anos no Brasil e no mundo, principalmente devido às mudanças de estilo de vida e a ingestão cada vez maior de alimentos industrializados e com baixa qualidade nutricional.

AGENDE JÁ SUA CONSULTA: (31)3217-4450,
Urologistas todos os dias de segunda à sexta.

Tratamento

Nós do CTC São Lucas, quando realizamos um diagnóstico de cálculo renal temos o cuidado em estabelecer uma estratégia de curto, médio e longo prazo, totalmente personalizada para nossos pacientes.

Isso é extremamente importante para que cada situação seja tratada de uma maneira específica tendo sempre como objetivo manter ou melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes.

Existem diferenças entre o tratamento da cólica renal na urgência, tratamento dos cálculos renais assintomáticos, e o tratamento preventivo para evitar a formação de novas pedras e somente seu Urologista saberá te orientar.

No CTC SÃO LUCAS oferecemos várias linhas de tratamento:

  1. Cirurgia minimamente invasiva a laser para remoção de cálculos renais;
  2. Litotripsia extracorpórea;
  3. Tratamento clínico com medicamentos

AGENDE JÁ SUA CONSULTA: (31)3217-4450,
Urologistas todos os dias de segunda à sexta.

Prevenção
  1. Ingerir água suficiente para te fazer urinar no mínimo 2 litros por dia;
  2. Ingestão de frutas cítricas por exemplo laranja e limão;
  3. Reduzir a ingestão de proteínas animais;
  4. Reduzir a ingestão de sódio, ou seja, sal. O sódio não está presente somente no sal de cozinha mas principalmente em refrigerantes, chocolates, biscoitos, conservas, enlatados, embutidos, lanches em geral. Tenha o hábito de ler o rótulo dos alimentos;
  5. Não restringir o uso de alimentos ricos em cálcio como por exemplo leite e derivados mas sim manter uma regularidade, sem excessos.
  6. Dieta rica em frutas e vegetais;
  7. Combater obesidade e diabetes;
  8. Controle dos níveis de ácido úrico no sangue e tratamento efetivo das infecções urinárias

AGENDE JÁ SUA CONSULTA: (31)3217-4450,
Urologistas todos os dias de segunda à sexta.

Complicações

COMPLICAÇÕES

  1. Dor lombar recorrente e cólicas renais de forte intensidade;
  2. Infecções urinárias de difícil controle;
  3. Pielonefrite aguda (infecção do rim que pode evoluir para septicemia);
  4. Insuficiência Renal;
  5. Outras

AGENDE JÁ SUA CONSULTA: (31)3217-4450,
Urologistas todos os dias de segunda à sexta.

Conte com um atendimento personalizado

urologistas todos os dias de segunda à sexta

CTC São Lucas atendimento
ético, qualificado e humanizado

Agende a sua consulta

Urologistas de plantão todos os dias:
Segunda à sexta feira 07:00-19:00
Consulte disponibilidade via Whatsapp e telefone

ONDE ESTAMOS

Rua Ceará, 450
Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30.150-310

ATENÇÃO

Nossa equipe responderá o seu contato
através dos números:
(31) 98203-3377 ou (31) 3217-4450

WhatsApp